quarta-feira, 22 de abril de 2009

Com 'A' maiúsculo

Como é que nós sobrevivíamos antes disto tudo?
Antes da net, dos portáteis, dos iPod, dos telemóveis e dos comandos televisivos?

Eu lembro-me de passar horas a devorar livros em vez de andar a pular de site em site a ler, no máximo, três parágrafos sobre um qualquer assunto. Lembro-me dos velhinhos computadores que exigiam muita paciência para abrir o mais simples documento.

Lembro-me tão, tão bem (e as saudades que tenho...), de escolher um cd, comprá-lo e, depois, chegar a casa e ouvi-lo de uma ponta a outra. Ouvir todas as músicas com uns phones gigantescos, enquanto folheava o booklet e lia atentamente todas as letras de cada canção, mergulhando num mundo musical só meu. Em vez desse maravilhoso ritual, hoje descarrego músicas individuais para ouvir em formato digital. Continuo a comprar cd's pelo prazer que me dá tê-los na mão...mas falta-me o tempo para o velho ritual. Porquê? Porque normalmente o telemóvel toca, ou uma mensagem chega e eu respondo sem precisar sequer de olhar para o teclado, como se aquele pequeno objecto fosse já uma extensão do meu braço.

E quem diz o telemóvel, diz o comando da televisão. Mais o comando do leitor de dvd's, o comando da televisão por cabo e o comando do sistema de Dolby Surround. Fazemos zapping por programas aos quais não dedicamos, por norma, mais que cinco minutos da nossa atenção. Eu lembro-me de passar horas a ver o mesmo canal e das discussões geradas em torno de quem se ia levantar para mudar para outro.

Lembro-me de tudo isto e do saudosismo das coisas simples da vida, como alugar um carro e ir de cabelo ao vento só com dinheiro para a gasolina.

Por isso, nem toda a melancolia e saudosismo são maus. Lembram-nos as coisas boas e importantes e fazem com que pessoas como tu voltem a tomar as rédeas da sua própria vida. "Óh alma portuguesa", dizes? Não é uma qualquer alma. É a Alma portuguesa. Assim mesmo, com A maiúsculo.

Sem comentários: